DA ENERGIA À AÇÃO é um trabalho de cena. A arte de ator se concentra em dois elementos essenciais: presença e ação. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. A ação, como o trilho do trem, é a estrutura por onde a energia do ator se manifesta. Através da materialidade da ação é possível que a energia íntima do ator, sua presença, chegue ao espectador. Este curso terá como ponto de partida alguns dos elementos do treinamento energético e técnico dos atores do LUME como a transformação do peso em energia, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, a relação com o chão, a relação com o ar, o trabalho das articulações e a segmentação corporal, a relação entre atores, bem como a utilização de elementos externos como imagens, quadros, música, texto, objetos. A partir das diferentes qualidades corporais que cada um desses estímulos sugere, mergulharemos no corpo como agente central, seja ele corpo concreto, cuja musculatura necessita alongamento, força, segmentação, enraizamento ou o corpo imagético, capaz de materializar diferentes qualidades de vibração na busca de uma expressividade pessoal.
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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
ACONTECEU - Oficina Da Energia à Ação
DA ENERGIA À AÇÃO é um trabalho de cena. A arte de ator se concentra em dois elementos essenciais: presença e ação. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. A ação, como o trilho do trem, é a estrutura por onde a energia do ator se manifesta. Através da materialidade da ação é possível que a energia íntima do ator, sua presença, chegue ao espectador. Este curso terá como ponto de partida alguns dos elementos do treinamento energético e técnico dos atores do LUME como a transformação do peso em energia, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, a relação com o chão, a relação com o ar, o trabalho das articulações e a segmentação corporal, a relação entre atores, bem como a utilização de elementos externos como imagens, quadros, música, texto, objetos. A partir das diferentes qualidades corporais que cada um desses estímulos sugere, mergulharemos no corpo como agente central, seja ele corpo concreto, cuja musculatura necessita alongamento, força, segmentação, enraizamento ou o corpo imagético, capaz de materializar diferentes qualidades de vibração na busca de uma expressividade pessoal.
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