Rua Ernesto Alves nº 143 - Bairro Nossa Senhora de Lourdes - Caxias do Sul - RS
Fone: (54) 3028-3789 - Email: teatrodoencontro@terra.com.br

domingo, 20 de janeiro de 2013

TEATRO DO ENCONTRO PROMOVE JORNADA DE PEDAGOGIA TEATRAL



TEATRO DO ENCONTRO  PROMOVE
 JORNADA DE PEDAGOGIA TEATRAL
Com Ana Woolf (Argentina) e Giorgio Zamboni (Itália) -
Workshop e Palestra
                                                                                             

 Acontece em fevereiro, em Caxias do Sul, a primeira Jornada de Pedagogia Teatral. Uma iniciativa do Teatro do Encontro que tem por finalidade compartilhar com artistas e estudantes de teatro, bailarinos e cantores técnicas de treinamento para atores.
            O trabalho desta primeira edição será coordenado pela pedagoga, atriz e diretora argentina Ana Woolf.
            De 18 a 22 de fevereiro de 2013, em Caxias do Sul, na Sala de Teatro do Ordovás, Ana Woolf e seu assistente Giorgio Zamboni (Itália) ministram o workshop Caminhos, Paisagens e Pontes. Do treinamento à construção de materiais e cenas.
            Além disso, uma reflexão sobre possibilidades e tendências de treinamento para atores terá lugar no dia 21 de fevereiro, na sede do Teatro do Encontro, quando será oferecida a palestra seguida de debate Encontro com Ana Woolf. Pedagogia do ator no teatro contemporâneo.
            O projeto conta com recursos do Financiarte da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. A participação é gratuita, de acordo com o número de vagas que são oferecidas.
            O ator e produtor cultural Roberto Ribeiro é o responsável pela produção. Contato teatrodoencontro@terra.com.br – Celular (54) 9995-21197

         Inscrições para o Workshop 
 
            O workshop Caminhos Paisagens e Pontes. Do treinamento à construção de materiais e cenas será realizado na Sala de Teatro do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, com endereço na Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo, Caxias do Sul. O horário das aulas é das 8h45min às 12h45min.
            A participação é gratuita, mediante seleção.
            As inscrições estão abertas e encerram-se no dia 31 de janeiro de 2013. Interessados devem enviar currículo resumido para o e-mail teatrodoencontro@terra.com.br.
           
            Caminhos Paisagens e Pontes. Do treinamento à construção de materiais e cenas está dividido em duas partes:
            Primeira parte: construção da presença cênica a partir de um treinamento físico e vocal e a exploração de diferentes qualidades de energia.
            Segunda parte: passagem do treinamento ao trabalho com ações que permitam a construção de um personagem e uma situação cênica. Começará com um procedimento  “stanislavskiano”: cenas individuais com uma situação básica a partir de uma indicação (conceito de improvisação-conflito-situação).
            Os exercícios são baseados na técnica pessoal elaborada por Ana Woolf a partir de seu encontro com Eugênio Barba, a ISTA (International School of Theatre Anthropology) e a técnica do mestre japonês Tadashi Suzuki, chamada “a gramática dos pés”.
O treinamento terá a assistência do italiano Giorgio Zamboni.



Giorgio Zamboni, assistente de Ana Woolf   
           
O ator italiano iniciou sua carreira artística atuando nas performances da companhia italiana La Mano.  Seu relacionamento artístico e pedagógico com Ana Woolf se deu a partir de espetáculos como “Ex-pulsion”, “Blanca es la noche” e “Contaminação”. Contribuíram para sua formação ensinamentos práticos que vão da Antropologia Teatral (Odin Teatret) ao Butoh, passando por aprendizado junto ao Uzume Theatre. Foi assistente pedagógico de Ana Woolf em workshops ministrados  na Università di Roma. Zamboni também é um estudioso da técnica oriental de Tadashi Suzuki. Seu treinamento pessoal inclui específicos estudos do tradicional método de Kung Fu e Taiji Chen.


           
Ana Woolf, www.anawoolf.com.ar


            Pedagoga, atriz e diretora. Discípula de Julia Varley (Odin Teatret). É co-fundadora e diretora artística de Madalena Segunda Geração (Rede latino-americana de mulheres no teatro contemporâneo) e desde 1997 coordena diversas atividades dentro da rede tanto na Europa como no continente americano.

            Em 1996 conhece Julia Varley (Odin Teatret) que a aceita como discípula. Julia passa a ser sua mestre e diretora.  A partir de 1998, Ana Woolf desenvolve sua carreira fundamentalmente na Europa, principalmente na Dinamarca, Holstebro, junto ao grupo Odin Teatret, fundado e dirigido por Eugênio Barba. Voltou a trabalhar com mais continuidade na Argentina e posteriormente no Brasil em 2011.
            Graças à sua proximidade e trabalho com o Odin Teatret e seguindo os princípios desenvolvidos por Eugênio Barba na ISTA (Escola Internacional de Antropologia Teatral), Ana Woolf criou um treinamento especial para atores, baseado em técnicas orientais e ritmos latino-americanos. Presença e identidade são o foco de sua pesquisa.
            Tem ministrado workshops em todo o mundo (Argentina, Brasil, Cuba, Egito, Bósnia, Ex Yugoslavia, Dinamarca, Espanha, Polônia, França, Itália, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia). A técnica não é algo que está fixo, os diferentes contextos e novos encontros com atores de diferentes culturas permitem a Ana continuar aprendendo, relendo e revendo constantemente seu trabalho.
  

Ana Woolf e o Odin Teatret, www.odinteatret.dk

        Colabora com o grupo dinamarquês há mais de 15 anos.
          Como discípula e atriz, Julia Varley a dirigiu em dois espetáculos: Semillas della Memoria e Blanca es la noche, bem como a demonstração de trabalho Detrás del telón.
            Foi assistente de direção de Eugenio Barba em dois projetos internacionais Ur-Hamlet e Medea, bem como o último espetáculo com todos os atores e atrizes do Odin: A vida Crônica, que estreou em 2011.
            Traduziu para o espanhol as últimas publicações do Odin Teatret, quais sejam: Queimar a Casa. Origens de um diretor, de Eugênio Barba, e Pedras D´água, de Julia Varley. Fez a revisão espanhola de O Cavalo Cego, de  Iben Nagel Rasmussen, e a revisão castelhana de  Huellas en la nieve, de Roberta Carreri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário